Secalhar estamos a levar isto do sexismo um bocadinho a sério demais,just saying

Começámos com a polémica campanha da Victoria's Secret vs. Lane Bryant e o "perfect body" (ver aqui). E como sempre, quando há uma boa polémica parece que saem todos os entendidos à rua, os do contra (contra tudo e contra nem sabem o quê), os só porque sim ("Oh não tenho nada para fazer, deixa-me cá ir criticar isto um bocado") ou pior ainda, os que acham que sabem tudo e contra tudo são ("que sexista! Que feminista! Que machista!" e por aí adiante). 

Meus amores, a meu ver estamos a levar isto do sexismo um bocadinho a sério de mais não? Assim um bocadinho a roçar a loucura, o desespero por polémica... Não sei... Digo eu. 

Passo a explicar, a polémica do momento agora consiste num movimento contra a Zara (a minha adorada Zara) porque uns bodys de bebé tinham frases inscritas segundo os ditos especialistas ou entendidos no assunto - demasiado sexistas. Ora porque nos bodys das meninas dizia "always pink" (que ultraje!! Como admitem uma coisa destas?!) ora porque no dos meninos dizia "always blue" (que cambada de machistas pá! Como se os rapazes só pudessem vestir azul!) ou até porque no das meninas diz que elas são "pretty and perfect"(lindas e perfeitas) e no dos meninos que eles são "cool and clever" (fixes e inteligentes). 

Ora vamos lá ver uma coisa. O cor-de-rosa há de ser sempre uma cor feminina, assim como o azul uma cor associada aos meninos. Mas ninguém está a dizer que um e outro não podem usar outras cores ou que se usarem as cores inversas (meninas = azul e meninos = cor-de-rosa) que perdem a sua feminilidade ou masculinidade respectivamente! São meros e inocentes bodys de criança. Crianças! 

Assim como também ninguém está a dizer que as meninas têm de ser lindas e os meninos inteligentes, ou que caso contrário está tudo estragado. São apenas frases fofinhas, de onde à partida não viria mal ao mundo, e que podiam muito bem ser frases ditas pelos próprios pais. As meninas, por norma, (embora estes "em regra" estejam cada vez mais em decadência) gostam de ser tratadas e de se sentirem umas princesas. E desde pequenas, nos filmes, na TV, nas bonecas, em tudo o que vêem e ouvem, gostam de ser associadas a princesas. Daí que se diga à primeira vista que as meninas são lindas ou perfeitas

Tal como os rapazes, que desde pequenos vêem e vivem entrem super-heróis e tudo o mais, querem ser espertos, fortes e corajosos.

Mas o mais importante aqui é que se tratam de crianças. Crianças inocentes. E sinceramente, toda esta maldade que agora, por moda ou não, se generalizou, em vermos mal ou 2ªs intenções em tudo o que nos rodeia, por mais banal que seja - como por exemplo uns bodys de criança - assusta-me seriamente. Muito seriamente.

Antes desta, ainda houve outra polémica relativa a um pijama de bebé às riscas e com uma estrela amarela, parecido com o uniforme dos prisioneiros judeus dos campos de concentração - o qual depois foi retirado. Really?! Quem é que olha para um pijama de bebé (bebé, por favor!!!) e se lembra de um campo de concentração ou do próprio Hitler? Quem, alminhas de Deus? 

Ou sou eu que ando a pensar muito mal, ou o mundo anda mesmo ao contrário. 

A Zara não fez declarações sobre o sucedido, mas os bodys já não estão à venda nem nas lojas e no site. 

Já sei que as opiniões vão dividir-se e muito provavelmente serão contrárias à minha (não me atirem já aos cães), mas será mal de mim, ou não existirão problemas maiores no mundo? Fome. Sem-abrigo. Desemprego. Pais que matam filhos de meses e ainda tem o sangue frio de filmar o feito, qual troféu. Tantos, tantos, males maiores. E ainda há quem veja mal nuns bodys de criança. Num pijama de criança. 

Enfim. Deixo-vos, abaixo, os ofensivos bodys da discórdia.




xoxo