4.11.2015

Secalhar estamos a levar isto do sexismo um bocadinho a sério demais,just saying

Começámos com a polémica campanha da Victoria's Secret vs. Lane Bryant e o "perfect body" (ver aqui). E como sempre, quando há uma boa polémica parece que saem todos os entendidos à rua, os do contra (contra tudo e contra nem sabem o quê), os só porque sim ("Oh não tenho nada para fazer, deixa-me cá ir criticar isto um bocado") ou pior ainda, os que acham que sabem tudo e contra tudo são ("que sexista! Que feminista! Que machista!" e por aí adiante). 

Meus amores, a meu ver estamos a levar isto do sexismo um bocadinho a sério de mais não? Assim um bocadinho a roçar a loucura, o desespero por polémica... Não sei... Digo eu. 

Passo a explicar, a polémica do momento agora consiste num movimento contra a Zara (a minha adorada Zara) porque uns bodys de bebé tinham frases inscritas segundo os ditos especialistas ou entendidos no assunto - demasiado sexistas. Ora porque nos bodys das meninas dizia "always pink" (que ultraje!! Como admitem uma coisa destas?!) ora porque no dos meninos dizia "always blue" (que cambada de machistas pá! Como se os rapazes só pudessem vestir azul!) ou até porque no das meninas diz que elas são "pretty and perfect"(lindas e perfeitas) e no dos meninos que eles são "cool and clever" (fixes e inteligentes). 

Ora vamos lá ver uma coisa. O cor-de-rosa há de ser sempre uma cor feminina, assim como o azul uma cor associada aos meninos. Mas ninguém está a dizer que um e outro não podem usar outras cores ou que se usarem as cores inversas (meninas = azul e meninos = cor-de-rosa) que perdem a sua feminilidade ou masculinidade respectivamente! São meros e inocentes bodys de criança. Crianças! 

Assim como também ninguém está a dizer que as meninas têm de ser lindas e os meninos inteligentes, ou que caso contrário está tudo estragado. São apenas frases fofinhas, de onde à partida não viria mal ao mundo, e que podiam muito bem ser frases ditas pelos próprios pais. As meninas, por norma, (embora estes "em regra" estejam cada vez mais em decadência) gostam de ser tratadas e de se sentirem umas princesas. E desde pequenas, nos filmes, na TV, nas bonecas, em tudo o que vêem e ouvem, gostam de ser associadas a princesas. Daí que se diga à primeira vista que as meninas são lindas ou perfeitas

Tal como os rapazes, que desde pequenos vêem e vivem entrem super-heróis e tudo o mais, querem ser espertos, fortes e corajosos.

Mas o mais importante aqui é que se tratam de crianças. Crianças inocentes. E sinceramente, toda esta maldade que agora, por moda ou não, se generalizou, em vermos mal ou 2ªs intenções em tudo o que nos rodeia, por mais banal que seja - como por exemplo uns bodys de criança - assusta-me seriamente. Muito seriamente.

Antes desta, ainda houve outra polémica relativa a um pijama de bebé às riscas e com uma estrela amarela, parecido com o uniforme dos prisioneiros judeus dos campos de concentração - o qual depois foi retirado. Really?! Quem é que olha para um pijama de bebé (bebé, por favor!!!) e se lembra de um campo de concentração ou do próprio Hitler? Quem, alminhas de Deus? 

Ou sou eu que ando a pensar muito mal, ou o mundo anda mesmo ao contrário. 

A Zara não fez declarações sobre o sucedido, mas os bodys já não estão à venda nem nas lojas e no site. 

Já sei que as opiniões vão dividir-se e muito provavelmente serão contrárias à minha (não me atirem já aos cães), mas será mal de mim, ou não existirão problemas maiores no mundo? Fome. Sem-abrigo. Desemprego. Pais que matam filhos de meses e ainda tem o sangue frio de filmar o feito, qual troféu. Tantos, tantos, males maiores. E ainda há quem veja mal nuns bodys de criança. Num pijama de criança. 

Enfim. Deixo-vos, abaixo, os ofensivos bodys da discórdia.




xoxo

12 comentários:

  1. Cada vez penso mais que as pessoas em vez de começarem a ter uma mente mais aberta, estão a regredir. São apenas frases como agora se usam noutra roupa qualquer de adolescente. Agora puseram-no nos baby grow, não percebo qual é o assunto tão importante com isso. Preocupam-se com os pequenos bebés que têm "Always Pink" ou "Always Blue" mas deviam era preocupar-se em dar-lhes uma boa educação para depois, mais tarde, não andarem com sweaters a dizer "I smoke weed", como vejo n vezes. Concordo contigo, quem olha para uma peça de roupa de bebé e vê lá a cara do Hitler? Que horror. Exagerados.

    Beijinhos,
    http://cereja-dooce.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo! Nem 8, nem 80. Já irrita um bocado. Tudo gera polémica. Tudo é ofensivo. Caramba...acalmem a periquita (se calhar não devia usar esta expressão online...oh well), as pessoas não são assim tão influenciáveis nem esses bodys vão ditar o futuro das pobres criancinhas.

    Agora, se me permites, vou espreitar o resto do teu blog, que ainda ñ conhecia xD

    http://amarinar.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Estou totalmente de acordo e nem vale a pena dizer mais nada. :-)

    ResponderEliminar
  4. Eu estou totalmente de acordo contigo. Aliás eu quando vi a noticia, olhei inicialmente só para o titulo e tentei procurar na imagem onde estava a tamanha ofensa às mulheres. Não consegui encontrar e lá fui eu ler a noticia completa. Quando percebi, fiquei de queixo caído com o exagero. Agora conseguem ver mal em tudo, que palermice.

    Beijinho
    http://dcidadedopecado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo.
    Mas sabes como é o povo, querem sempre um motivo para falar ou para criticar. ..

    Beijinhos

    Http://denisemachadomakeup.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Andreia, tu até que escreves bem, mas não te coles tanto ao estilo da "Pipoca Cor de Rosa".Soa a Plágio fácil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, "Pipoca cor-de-rosa"? Peço desculpa a ignorância desde já, ando sempre atenta a novos blogs, mas esse, de facto, desconhecia de todo. Prometo que vou procurar a fonte do meu suposto plágio!
      No entanto, respondendo à sua "crítica", lamento desiludi-la/o, mas posso apresentar-lhe uns 10 blogs (só assim para aligeirar a coisa) que falam dos mesmos temas e que até, por vezes, têm um estilo idêntico. E que escrevem bem. Serão todos eles fonte de plágio? Obrigada pelo elogio, mesmo que através de um "anónimo", soa a fácil sabe?

      Eliminar
  7. Perdão.Quis dizer pipoca mais doce.Não.Os diversos blogues com os mesmos temas não são tão construídos com um estilo tão igual.Até os tags têm designações muito parecidas.Não tem mal inspirar-se, mas crie um estilo mais próprio.O anonimato, é apenas porque calhou.Sou a Susana e espero que me surpreenda de forma original.A Andreia é novinha, tem muito tempo pela frente.Continue a escrever e felicidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho pena que não considere os restantes blogues tão construídos, e peço desculpa por não conseguir considerá-lo um elogio. Tenho um profundo respeito por todos os bloggers "novinhos" que, como eu, tendem apenas a ser eles próprios - obviamente inspirando-se com os melhores (e por melhores não se entende apenas um blog em Portugal, mas sim vários). Sou uma assumida fã da Pipoca há anos, mas todos os textos, TAGs ou o que quer que publique no meu blog são da minha autoria. Algo que acho que deva partilhar com quem tem gosto em vir cá visitar-me diariamente - verdadeiro gosto. Lisonjeia-me, logo eu tão novinha por aqui (de facto) estar a ser comparada a um dos blogs mais lidos em Portugal, ainda que depreciativamente. O que mais me surpreende é que exista alguém que seja leitora de ambos. Peço desculpa se não lhe agradou a inspiração do meu blog, ou até mesmo o blog em si - mas apesar das minhas diversas inspirações - tudo o que aqui está - repito - é da minha autoria, esforço, dedicação, ironia e divertimento. Se não consegue compreender isso, lamento, mas não o sei exemplificar por palavras, de outra forma.

      No entanto, já que suponho ter lido o post que escolheu para comentar, o que mais me assusta, uma vez mais, é a maldade que as pessoas têm, hoje em dia, generalizadamente, para verem em tudo. No entanto, não me surpreende, de todo. Como e principalmente em PT é tão tipico, tudo o que de bom alguém faz ou dizemos que é mau (só porque sim) ou é imitação de alguém (óbvio. Como não? Qual a dúvida?!). Mas como tenho muito orgulho em todo o pouco que até agora construí, tenho toda a bondade em aceitar o seu comentário, e responder-lhe com todo o respeito. Se o meu estilo proprio não a agrada, contudo, com muita pena minha penso que não serei capaz de a surpreender. No fundo, apenas não podemos agradar a todos. Muito obrigada na mesma pela atenção que me dedicou :) e pelos elogios, que considero sinceros. Bem haja.

      Eliminar
    2. Claro que são da sua autoria.Refiro-me ao estilo de escrita e à estrutura do blog.Sei que apesar de (como é evidente) não o admitir aqui, até sabe que tenho razão na comparação .No entanto, vou continuar a ler o seu blog (que só conheci hoje) e prometo que ficarei sempre caladinha:)), isto é, sem comentar.Desculpe a sinceridade.

      Eliminar
    3. Bem, o que dizer não é verdade? :) Cada um com a sua! Muito obrigada pela atenta dedicação e lógica sinceridade :) não querendo, de todo, menosprezar leitores, secalhar não vale a pena perder o seu tempo por aqui... Com a fonte de todo o meu blog, ser e inspiração aqui ao lado (à distância de um click!) :) uma boa noite, e sinta-se sempre à vontade para "comentar", com sinceridade, a minha falta de originalidade. Isto de se ser uma cópia (ou plágio facil, soa melhor) tem muito que se lhe diga hã?! :)

      Eliminar