Filmes da Chiclet #5 especial 50 Sombras de Grey

Hoje venho falar-vos do tão badalado, falado e criticado filme das 50 Sombras de Grey

Desde já deixo o aviso aos mais sensíveis das críticas, que lamento, mas penso que vos vou desiludir. É que no fundo todos falam, falam... mas VIRAM o filme. E não só viram, como foram a correr, logo assim que estreou (estranho não é?). Todos falam, falam... que nem sequer leram os livros porque supostamente "eram demasiado badalhocos" (leram 20 páginas e chegaram a esta belíssima conclusão), mas mesmo assim, foram ver o filme e criticaram por supostamente existirem poucas cenas ditas badalhocas (um pouco contraditório não?).

Por isso, não. Este post não é mais uma das 50000000 mil críticas ao filme. Antes, durante e depois do mesmo. É apenas a minha opinião, que vale o que vale. E todos temos direito a ter a nossa. Não gosto de criticar tudo só porque é moda, bonito ou socialmente correcto de se criticar.  

A Dakota Johnson interpretou na perfeição a Anastasia Steele. Melhor era impossível, arriscaria a dizer. É totalmente a Ana que imaginei. Todo ele um papel muitíssimo bem interpretado. 

O Mr.Grey, como sempre achei desde que anunciaram o actor que faria o papel do mesmo, está longe da minha imaginação. E longe de uma bela interpretação. Vale-lhe a voz. A voz sim, confesso, que tem o seu quê de Mr.Grey. Não é que seja um mau actor - que não é -, nem que o papel esteja mal interpretado. Simplesmente está longe de ser um Mr.Grey. Ele até tem a intensidade, a paixão, a arrogância e impetuosidade, mas aquela carinha de menino... desculpem, mas é isso mesmo que me parece, um menino. A arrogância está lá, na voz. Mas falta o resto. No livro não esperamos um homem lindo, musculado, supra-sumo dos Homens na Terra. Mas esperamos um Homem. Com um rosto de Homem, rígido, arrogante, de traços firmes e bem delineados, não propriamente bonito. 

É claro que faltam algumas coisas, bla,bla,bla, como eu todos os filmes. É impossível, repito, impossível, o filme ter tooodos os pormenores! Senão, teríamos filmes de 5h no mínimo, ao invés de 2h e tal. 

Eu pessoalmente gostei muito. Gostei mesmo muito do filme! Confesso que estava com um pouco de receio de me desiludir à grande, mas nada disso. Aliás, penso que não me desiludiu em nada. As cenas ditas badalhocas estavam, como em qualquer outro filme, em quantidade Q.B., e em bom, digo em bom, porque a intensidade estava lá toda. A intensidade da história de amor, de duas pessoas de mundos absolutamente distintos, uma história diferente, mas que nos faz viver as dificuldades, as lágrimas, as mudanças e o reconhecimento, com os próprios personagens. De tal forma que li os três livros numa semana. 

Tal como existem romances históricos, em que a linguagem é totalmente diferente da actual, e é adaptada à época vivida nas histórias, aqui é apenas uma história de amor diferente, com poder e arrogância de um lado, e inocência do outro. Uma Anastasia Steele, estudante de Literatura Inglesa. E um Christian Grey, C.E.O., outrora um menino adoptado, com uma infância infeliz, que construiu um império vindo do nada, com o seu próprio punho, e apenas, com gostos peculiares. Gostos esses que vai mudando, que o amor o vai fazer mudar. E nada disto me faz entender as críticas que a consideram um romance quase pornográfico, quando disso nada tem. É apenas uma história de amor diferente. E vai percebe-se isso, essencialmente, no segundo e no terceiro livro. É normal que quem só tenha lido poucas páginas do primeiro, à partida possa não ter gostado. A novidade, por norma é sempre criticada. E depois toda a gente a quer usar. É como a moda, quantas vezes já dissemos "Eu, vestir aquilo? Que horror!!" e depois é moda e acabamos por gostar ou nos acostumar. É normal, só precisamos de ser mais open mind. E pensar primeiro antes de sair a criticar tudo, só porque sim. 

É claro que não é um filme para um Óscar. Mas é um bom filme. Eu gostei! E acho que não desiludiu os fãs.

Quanto ao final, soube imediatamente quando ia terminar o filme. Porque li o livro. E o primeiro livro acabou exactamente como no primeiro filme. Adorei esse pormenor! Claro que no momento não gostamos, porque queremos sempre mais e por nós - vá, admitam! - víamos os três filmes num só! :) Mas penso que acabou como e quando tinha de acabar - tal como no livro. 

Achei apenas um bocadinho lento, em certas cenas. Tal como a Anastasia, por vezes, um pouco lenta de mais. Mas o primeiro livro é mesmo assim. Por isso, moral da história: gostei muito, não me desiludi e não me importava de o ver outra vez (e hei-de fazê-lo assim que estiver na net!). Trocava só o Grey. Pronto, confesso que trocava! Pelo Damon. Mas pronto. Isso agora não interessa nada! 

Gostava de saber as vossas opiniões :) 


xoxo